Convite para participar

O 11º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios (ICP17) realizar-se-á em Tavira de 05 a 12 de Novembro de 2017 no Hotel Vila Galé. A organização está a cargo da AIP-IAP, tendo como co-organizador a Câmara Municipal de Tavira (CMT).

O Colóquio visa promover o encontro de especialistas internacionais, investigadores, professores, estudantes e entusiastas da temática proverbial. Todos os participantes de diversas áreas de estudo são bem-vindos. O Colóquio será um fórum para partilhar pesquisas avançadas em paremiologia (investigação sobre provérbios e expressões proverbiais) e para conhecer como as aplicar no ensino ou outras actividades do quotidiano.

Oradores convidados:

Wolfgang Mieder, University Distinguished Professor of German and Folklore, University of Vermont, USA

Virpi Outila, Aalto University, Finland

Rethabile Possa-Mosothoane, University of Cape Town, África do Sul

Paulo Osório, Universidade da Beira Interior, Portugal

Mineke Schipper, Leiden University, Holanda

Marie-Christine Varol & Marie-Sol Ortola, Université de Lorraine, França

Georgi Kapchits, Moscow State University, Rússia

František Čermák, Emeritus Professor, Charles University –Praha, República Checa

Dionísio Vila Maior, Universidade Aberta, Portugal

Álvaro Bragança Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

 

Para além desses especialistas contamos com a presença de académicos de outros Países, nomeadamente, da Albânia, Alemanha, Angola, Áustria, China, Espanha, Estónia, Federação Russa, Finlândia, Japão, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Roménia, Taiwan, EUA, para enunciar apenas alguns.

O convite à participação de comunicações (apresentações orais ou cartazes com várias abordagens sobre a temática proverbial) faz-se, entre outros, para os tópicos indicados na página da Apresentação. Os participantes deverão seguir as instruções para o preenchimento do formulário na página “Participar”, até 17 de Julho de 2017. Convidam-se todos os investigadores, professores, membros da AIP-IAP e entusiastas em paremiologia a participarem e partilharem a atmosfera do Colóquio, mesmo que não tencionem apresentar qualquer comunicação ou cartaz.

As sessões plenárias terão a duração de 45 minutos, incluindo o tempo destinado à discussão (15 minutos). As comunicações e discussões temáticas terão uma duração de 30 minutos, incluindo o tempo para discussão (10 minutos). As línguas do Colóquio serão o Português e o Inglês.

Convidam-se todos os participantes a enviarem os resumos dos seus trabalhos, contactos, área de pesquisa e detalhes sobre a sua estadia em Tavira durante o Colóquio. As inscrições estão abertas, desde já, e todas as contribuições serão tratadas electronicamente através do email icp17.tavira@gmail.com Todas as questões relacionadas com o Colóquio deverão ser dirigidas ao Comité Organizador.

Os participantes serão informados da aceitação das suas comunicações e da respectiva inclusão no programa até 24 Julho 2017. Para mais detalhes, todos os participantes (com ou sem apresentação) são convidados a visitar as páginas “Participar” e “Datas / Pagamento”.

Esperamos ver-vos em Novembro, em Tavira!!!.

OBS: sugerimos que os participantes possam fazer-se acompanhar de materiais publicados ou por publicar (registos em audio/vídeo, cartazes, colecções de provérbios, artigos, …) para uma exposição que será preparada durante o Colóquio.

 

Em nome do Comité Organizador do Colóquio,

Dr. Outi Lauhakangas, AIP-IAP, Helsinki, Finlândia outi.lauhakangas@sci.fi

Dr. Rui J.B. Soares, AIP-IAP, Tavira, Portugal runo_mari@yahoo.com